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Relato sobre a aula integrada do dia 22/05


Foi apresentado um documentário “Mudar a escola? Quando sinto que já sei?”, no qual é relatado experiências bem sucedidas de escolas que fugiram do padrão tradicional de ensino, apostando em uma nova relação entre professor e aluno.

O documentário é muito feliz em sua proposta, ganhando inclusive, tradução em inglês na opção de vê-lo online (YouTube).  Quando digo que ele é feliz em sua proposta, me refiro que é de fácil compreensão da verdadeira proposta e traz relatos muito importante sobre  a nova educação, escolas e professores em um novo modo de comunhão de saberes, a aula integrada é um exemplo dessa transformação que pode ser feita no ensino tradicional, é fantástico poder trocar ideias com pessoas que não convivem diariamente em seu meio educacional, e além de trocar ideias, poder analisar e conhecer outras visões  sobre o mesmo tema que nos foi dado, quero ressaltar um trecho do documentário em que eu particularmente me identifico muito, e no qual um grupo dos guris do quarto semestre tentou exemplificar com a escola humanista, “Um julgamento ou um olhar de um adulto, ele pode apagar a expressão de 40 crianças ou mais, só um olhar, que tem julgamento por trás, ou que tem um “qualificativo”, uma expectativa por trás, ele apaga a expressão de uma criança, por que a energia de uma criança, a sua expressão é muito forte, você vê uma criança de dois anos e a sua expressão é muito forte e ela não está nem ai pra nada, mas quando Ela começa a crescer, a energia das crianças está tão embaixo e tal julgada pelos adultos, que ela já não tem força.” É um trecho da escola livre Inkiri, logo em seguida podemos fazer a ligação com a teoria de Rogers sobre a educação,  a criança e o professor devem ter uma relação de como se tem com qualquer outra pessoa, e ela ressalta que cada criança tem um jeito de aprender,  um jeito particular de fazer uma soma, e o meu jeito pode ser diferente do teu, isso deve ser respeitado e potencializado ao Maximo pelo professor. Isso me fascina por que eu  imagino o quanto de injustiças acontecem nos primeiros anos por falta de conhecimento e um ensino tradicional tão enraizado em alguns professores, como por exemplo, de que adianta rodar uma criança nas fases iniciais? Isso é errado no meu ponto de vista, e mesmo assim ainda acontece em algumas escolas.  Seria maravilhoso se muitas pessoas tivessem o acesso e o interesse em buscar tal conhecimento, como nos foi transmitido.
Link do documentario: 
https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg

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